domingo, 31 de agosto de 2014

Automotivos - ECES 2014 mostra evolução dos carros inteligentes

Feira de tecnologia tem carro autônomo que faz 'drifts' sem motorista.
Veículos aprofundam integração com smartphones e tecnologias vestíveis.

Nem só smartphones e eletrônicos têm espaço na Consumer Eletronics Show (CES) 2014, em Las Vegas. De olho no público jovem e conectado, as montadoras também aproveitam a feira de tecnologia para mostrar as novidades por trás de seus lançamentos automotivos.

  Neste ano, as empresas mostram a evolução dos sistemas de bordo inteligentes. A BMW apresentou um protótipo que dispensa o motorista e faz até "drifts" (derrapagens) por conta própria. Já o Genesis, da Hyundai, expande a tendência para uma conexão entre veículos e a nova onda das tecnologias vestíveis. O modelo terá seu sistema ligado aos óculos inteligentes Google Glass.

Veja abaixo as principais novidades automotivas da feira:
O protótipo da BMW, feito a partir da série 2 Coupé e do Série 6 Gran Coupé, é um veículo autônomo, que faz até 'drift' por conta própria (Foto: Divulgação/BMW)
  BMW que dispensa motorista e faz "drift" por conta própria
Várias montadoras fazem estudos com carros autônomos, que dispensam motoristas, como o usado pelo Google na Califórnia. A BMW levou à CES protótipos feitos a partir do Série 2 Coupé e do Série 6 Gran Coupé que têm maior capacidade de reagir a "surpresas" pelo caminho. Radar, câmeras, sensores e computadores são capazes de controlar o carro em manobras entre cones e nos chamados "drifts" (derrapagens), em alta velocidade, sem intervenção do condutor.
  Além disso, a fabricante trouxe à feira seu primeiro carro elétrico de série, o i3. Além de não emitir gases poluentes, o modelo é repleto de tecnologia em seu interior: o velocímetro, por exemplo, é exibido em uma tela de LCD.
Audi com farol a laser
O conceito Sport Quattro Laserlight, da Audi, troca lâmpadas de LED por faróis a laser, que possuem luminosidade e alcance maiores (Foto: Divulgação/Audi)
  A montadora alemã apresentou uma tecnologia para brilhar. O conceito Sport Quattro Laserlight tem faróis a laser que geram luminosidade mais intensa do que as lâmpadas de LED, para ter maior alcance em uma rodovia. O brilho, segundo a marca, é de duas a três vezes mais potente que o LED. Assim, os faróis de laser conseguem iluminar até meio quilômetro à frente. A BMW também já recorreu ao laser em faróis de carros-conceitos.
Hyunday e Google Glass
O Genesis, da Hyundai, integra os óculos inteligentes Google Glass ao sistema do carro, para executar funções do veículo (Foto: Divulgação/Hyundai)
  Para a Hyundai, carro combina com a onda dos computadores vestíveis. O sistema do modelo Genesis permite a integração do carro ao mais famoso dos PCs de vestir, os óculos inteligentes Google Glass. As informações do veículo serão exibidas na tela dos óculos como cartões, recurso habilitado pela tecnologia Blue Link, que já permite que smartphones sejam conectados aos veículos. Com isso, o motorista poderá ver opções de rota na tela e acionar o serviço de assistente de rota do carro.
Kia que 'fala' 

A Kia levou à feira de tecnologia CES 2014 sistemas de telas com diversos serviços e de comando por voz (Foto: Divulgação/Kia)
  A Kia levou para a feira novos sistemas inteligentes para tornar o uso dos carros mais interativo. O UVO traz no nome a forma como pretende conectar carro e motorista: a sigla é uma abreviação para "your voice" (sua voz), pois será possível "conversar" com o carro para que ele execute funções, como o sistema de entretenimento. Já o IVI é uma espécie de controle de bordo que mostra em uma tela no painel do carro e na traseira dos bancos do motorista e do carona serviços como redes sociais e de assistente de estacionamento.

Toyota a hidrogênio

Toyota apresentou o FCV na CES, nos Estados Unidos (Foto: Rob Lever/AFP)
  A Toyota levou para a feira o FCV ("fuel cell vehicle"), um carro movido a hidrogênio que não emite carbono, apenas vapor de água. O combustível será armazenado em dois tanques de alta pressão que são reabastecidos em três minutos. Entre uma recarga e outra de hidrogênio gaseificado, o veículo pode rodar até 500 km. O FCV começará a trafegar em 2015 pelas vias da Califórnia, estado dos EUA com o qual a montadora trabalha para criar 20 postos de abastecimento dentro de um ano – já há 10 no país e o plano é chegar a 100.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprenda a importar da China

Aprenda a importar da China
Clique aqui